sexta-feira, 27 de março de 2015

A importância dos contos infantis

                                                                   Era uma vez…

Para a criança o mundo nasce da sua interação com o mesmo. Ou seja, o mundo é visto através da sua envolvência. Numa fase inicial, o mundo da criança gira apenas em torno da sua mãe, e posteriormente vão surgindo todos os outros elementos.
O mundo simbólico, ou seja, a capacidade de compreender o mundo através de elementos representativos, surge aproximadamente entre os dois e os três anos, altura em que a criança começa a “construir” brincadeiras. Anteriormente, as pessoas e objectos apenas existiam quando a criança estava em contacto com as mesmas, apenas quando as ouvia, cheirava, saboreava ou tocava. Com esta aquisição, nasce também o mundo da fantasia, a capacidade de imaginar e de experienciar situações, sem que esteja em contacto directo com as mesmas.
É também através deste mundo imaginário que a criança vai criando, que ela vai elaborando as suas necessidades conscientes e inconscientes. Desta forma, tornam-se tão importantes os espaços lúdicos, espaços onde a criança possa representar o seu mundo. E é também nesta representação que a mesma o vai conhecendo.
Nesta altura, destacam-se de grande relevância os contos infantis, sendo que a criança adquire uma melhor compreensão do mundo através da fantasia. Através das histórias a criança tem a possibilidade de se identificar com os personagens e também com os problemas das mesmas, sem estar próxima deles, de forma inconsciente. As histórias permitem que a criança tenha contacto com situações, que de uma forma indireta, são em tudo semelhantes às do quotidiano. E é nesta experiência, em que surgem os lobos maus, as bruxas, os meninos que se perdem dos pais, que a criança tem contacto com angústias do seu dia-a-dia, tendo a possibilidade, nas histórias, de se sentir tranquila ao contactar com os finais felizes. Afinal, todas as crianças têm contacto com situações que as assustam, que lhes metem medo. Neste contacto indireto, poderá surgir a possibilidade de a criança se identificar com personagens com 'personalidades' diferentes da sua e também situações angustiantes que se possam assemelhar a situações que lhe sejam próximas, com a vantagem de que nos contos há um final feliz.
Este final feliz não surge como a imagem de que tudo corre sempre bem, mas antes com o objectivo de transmitir alguma tranquilidade, por exemplo: na historia do Hansel e Gretel, os irmãos perdem-se na floresta, o que pode remeter para a situação da criança que se está a tornar autónoma e independente e tem medo de ficar só, abandonada. No fim estes encontram o pai, que os abraça, e este final feliz surge com uma mensagem de segurança, como se os pais estivessem sempre lá. Para a criança, é de extrema importância sentir que tem uma base, um apoio forte e seguro dentro dela, que lhe permite avançar para explorar o mundo. E é neste sentido que surgem os finais felizes.
Simultaneamente, os contos infantis dão tranquilidade à criança que imagina sobre eles. Os contos infantis são também uma forma de permitir que a criança sonhe, e por isso podem ser utilizados como forma de tranquilizar a criança antes de dormir.

Margarida Garcia
Psicóloga Clínica
Cédula profissional n°11533
E-mail:margarida.oliveira.garcia@gmail.com

PSICOLOGIA    L 
Amora
Rua dos Foros de Amora, nº 1 - Loja 28
Edifício Acrópole
2845 Amora

Lisboa
Av. Padre Manuel da Nóbrega, nº 16 - 1º Dto.

1000-225 Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário